Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juíza reconhece direito de excluir ISS da base de cálculo presumida do IRPJ e da CSLL

    há 3 anos

    Como o ISS não integra faturamento ou receita bruta das empresas, então também não pode ser um elemento integrante da base de cálculo do PIS e da Cofins. Ampliando, por analogia, o entendimento firmado pelo STF quanto ao ICMS, a juíza Tatiana Pattaro Pereira, da 14ª Vara Cível Federal de São Paulo, reconheceu o direito de uma empresa de excluir o ISS da base do cálculo do IRPJ e da CSLL.

    No caso decidido na 14ª Vara Cível Federal de São Paulo, a defesa desenvolveu a tese de que o ISS não integra o conceito de receita, visto que “receita” é um bem gerado no exercício da atividade econômica do contribuinte. Assim, o seu uso na base de cálculo dos outros tributos citados viola os artigos 109 e 110 do Código Tributário Nacional (CTN) e os princípios constitucionais da capacidade contributiva e da vedação do confisco.

    Essa tese encontra apoio na decisão do STF sobre o tema (RE 240785): “O que relativo a título de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e a Prestação de Serviços não compõe a base de incidência da Cofins, porque estranho ao conceito de faturamento."Esse mesmo entendimento foi consolidado em outro julgamento do Supremo (RE 574.706,): “O ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins".

    Apesar de estar em conformidade com o entendimento do Supremo Tribunal Federal, a decisão da juíza Tatiana Pereira pode ser considerada um fato isolado. No geral, os julgados sobre este tema consideram a legalidade da inclusão do ISS na base de cálculo do PIS e do Cofins.

    Fonte: Conjur

    • Sobre o autorFoco em demandas envolvendo a reestruturação de passivos.
    • Publicações155
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações145
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-reconhece-direito-de-excluir-iss-da-base-de-calculo-presumida-do-irpj-e-da-csll/1143679249

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)