Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Governo de Pernambuco facilita pagamento de débitos de ICMS

A lei prevê redução de juros e multas de até 90% do valordos débitos, além de parcelamento que pode chegar a 60 meses.

há 3 anos

Está em vigência a Lei Complementar nº 449/21, dispondo sobre redução de multas juros de crédito tributário e parcelamento relativos ao ICMS. O novo programa estadual de recuperação de crédito oferece redução de até 90% dos juros e multas de débitos acumulados de ICMS, cujo fato gerador tenha ocorrido até 31/08/2020. O benefício também se aplica a saldo remanescente de parcelamentos anteriores.

A lei prevê redução de juros e multas de até 90% do valor dos débitos, além de parcelamento que pode chegar a 60 meses.

É válido para débitos já lançados pela Secretaria da Fazenda; débitos ainda não lançados e que o contribuinte pode regularizar espontaneamente por meio de pagamento à vista ou parcelado; e débitos inscritos ou não na dívida ativa do estado. Inclui até débitos que já haviam sido parcelados anteriormente, cujas parcelas estejam em aberto.

A lei não se aplica a crédito tributário garantido por depósito em dinheiro, bloqueio de valores, carta de fiança ou seguro garantia que tenha sido objeto de decisão judicial transitado em julgado favorável à Fazenda Pública. Também não vale para crédito tributário constituído após o oferecimento de denúncia-crime perante o Poder Judiciário pelo Ministério Público. O programa ainda é vedado para o contribuinte optante do Simples Nacional.

ESCALA DE DESCONTOS

Os descontos são ofertados por meio de escalonamento. Quem paga à vista ganha 90% de desconto. Se o pagamento for parcelado em no máximo 6 meses, o desconto fica em 80%. Quem optar por parcelar entre 7 e 12 meses terá direito a 70% de desconto. Na hipótese de pagamento parcelado entre 13 e 24 meses, o desconto máximo será de 60%. O desconto de 50% se aplica a quem parcelar entre 25 e 36 meses; 40% para quem parcelar em até 48 meses; e 30% para quem pagar entre 49 e 60 parcelas.

  • Sobre o autorFoco em demandas envolvendo a reestruturação de passivos.
  • Publicações155
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-de-pernambuco-facilita-pagamento-de-debitos-de-icms/1185632479

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)