Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Tribunais têm aplicado retroatividade à nova Lei de Improbidade Administrativa

A nova LIA é mais branda em algumas questões – como a exigência de dolo para que agentes públicos sejam responsabilizados

há 2 anos

A nova Lei de Improbidade Administrativa (Lei 14.230/2021), em vigor desde outubro passado, vendo sendo cada vez mais aplicada com o princípio da retroatividade benéfica nos tribunais do país. Não é uma unanimidade: a nova lei não prevê a sua aplicação retroativa, razão pela qual a aceitação da tese é uma questão de interpretação jurídica.

A nova LIA é mais branda em algumas questões – como a exigência de dolo para que agentes públicos sejam responsabilizados em casos de enriquecimento ilícito, lesão ao erário e, especialmente, quando há violação aos deveres de honestidade, imparcialidade e legalidade.

Quem é contrário à retroatividade justifica-se pelo fato de que não há previsão legal para sua aplicação; logo, a nova lei de improbidade administrativa só deverá ser aplicada a processos ajuizados posteriormente à sua publicação (princípio da irretroatividade – art. 6º da LINDB). No entanto, essa corrente jurídica aos poucos vem perdendo força nos tribunais, em julgamentos concretos.

A 10ª Câmara de Direito Público aplicou a retroatividade em julgamento de um caso de irregularidades em licitação e execução de contrato, no interior de São Paulo. A relatora, desembargadora Teresa Ramos Marques, argumentou: "Observe-se, por fim, que não há prova de dolo, elemento subjetivo essencial para a configuração da improbidade administrativa, conforme dispõe a Lei 8.429/92, com a redação dada pela Lei 14.230/2021, que comporta aplicação retroativa por seu caráter sancionatório e por beneficiar o réu".

Na Comarca de Ipu (CE), o juiz Francisco Eduardo Girão Braga utilizou o entendimento do STJ (julgamento do MS 65.486) para decidir pela prescrição dos atos de improbidade administrativa contra um ex-gestor municipal. "A retroatividade da lei mais benigna se insere em princípio constitucional com aplicabilidade para todo o exercício do jus puniendi estatal neste se inserindo a nova Lei de Improbidade Administrativa", justificou.

Ao absolver um ex-prefeito denunciado por gastos excessivos com combustível, a 9ª Câmara de Direito Público (SP) citou o artigo , § 4º, da nova LIA. O relator, desembargador Oswaldo Luiz Palu, disse que a lei estabelece sanções e penalidades, e que o citado artigo "previu expressamente" a aplicação imediata de seus dispositivos.

Já o desembargador Paulo Barcelos Gatti, da 4ª Câmara de Direito Público (SP), relatou pela confirmação da absolvição de um réu aplicando a retroatividade da LIA. Para ele, por se tratar de legislação superveniente própria do direito material sancionador, as disposições da nova LIA devem ser aplicadas de imediato e, inclusive, retroativamente, desde que para beneficiar o réu (artigo , inciso XL, da CF).

  • Sobre o autorFoco em demandas envolvendo a reestruturação de passivos.
  • Publicações155
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações442
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunais-tem-aplicado-retroatividade-a-nova-lei-de-improbidade-administrativa/1376792207

Informações relacionadas

GEN Jurídico, Editor de Livro
Artigoshá 2 anos

A retroatividade da lei mais benéfica no Direito Administrativo Sancionador e a reforma da Lei de Improbidade pela Lei 14.230/2021

Rafael de Brito, Advogado
Modeloshá 4 anos

Pedido de Regularização de Cadastro Eleitoral

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 8 meses

Supremo Tribunal Federal STF - EMB.DECL. NOS EMB.DIV. NO SEGUNDO AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO: ARE XXXXX SP

Mauro Roberto Gomes de Mattos, Advogado
Artigoshá 6 meses

Da aplicação retroativa das alteracoes introduzidas pela Lei nº8,429/92 (Lei de Improbidade Administrativa)

Eduardo Meyer, Estudante de Direito
Notíciashá 2 anos

STF julga constitucional nova lei de improbidade administrativa (Lei 14.230/2021)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)