Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

É inconstitucional o prazo-limite de 2 anos para resgatar precatórios e RPVs

há 2 anos

O STF tomou uma importante decisão em benefício dos cidadãos ontem (30/06). Declarou ser inconstitucional a lei que determinava o prazo de dois anos para resgatar valores de precatórios ou de requisições de pequeno valor federais (RPVs - dívidas reconhecidas pela justiça, no valor de até 60 salários-mínimos). Dessa forma, se o cidadão demorar mais de dois anos para resgatar o dinheiro que lhe é devido, não terá nenhum prejuízo.

O julgamento feito pelo STF foi provocado pelo PDT, que contestava a constitucionalidade da Lei nº 13.463/2017. Esta lei determinava que as instituições bancárias poderiam transferir para a Conta Única do Tesouro Nacional os valores de precatórios e RPVs que não fossem resgatados após dois anos.

Por maioria, os ministros decidiram que bancos não podem cancelar o recebimento desses valores, caso o credor leve mais de dois anos para requisitá-los.

A ministra Rosa Weber, relatora do caso, defendeu que o Legislativo não poderia estabelecer uma forma de cancelamento automático dos valores sem ouvir antes o credor. “A lei, ao deslocar a ciência e o contraditório para momento posterior ao cancelamento automático, consagra procedimento que viola a Constituição Federal”. Além disso, “A norma configura verdadeira burla aos freios e contrapesos indispensáveis ao funcionamento dos Poderes".

Rosa Weber também destacou que, diferente do particular (onde o condenado é obrigado a pagar imediatamente o vencedor da demanda judicial), quando a condenada é a Fazenda Pública, o pagamento só é feito, via de regra, no exercício financeiro seguinte.

  • Sobre o autorFoco em demandas envolvendo a reestruturação de passivos.
  • Publicações155
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1249
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-inconstitucional-o-prazo-limite-de-2-anos-para-resgatar-precatorios-e-rpvs/1563279032

Informações relacionadas

Mateus Lins, Advogado
Notíciashá 2 anos

Precatórios, alterações constitucionais e honorários contratuais

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 10 meses

TRF-3 garante isenção de IR sobre lucro na venda de imóvel referente à parcela aplicada na aquisição

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 11 meses

STJ reconhece presunção de veracidade de cálculos dos credores em ação na qual devedor não apresentou documentos exigidos

Flávio Tartuce, Advogado
Notíciashá 2 anos

Resumo. Informativo 717 do STJ.

BLOG Anna Cavalcante, Advogado
Notíciashá 2 anos

[Resumo] Informativo de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça - Edição Especial nº 6

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

qual é o número do RE que tratou do assunto ? continuar lendo