Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Multa de 10% sobre FGTS é constitucional, diz o STF

há 4 anos


O governo deve cobrar das empresas 10% de multa sobre o FGTS no caso das demissões sem justa causa. Essa cobrança é constitucional e prevista no artigo da Lei Complementar 110/2001. E assim, com esse entendimento, o Supremo Tribunal Federal pôs fim à discussão sobre a constitucionalidade da cobrança.

A decisão tem repercussão geral, o que significa que será aplicada a todos os outros processos que tratam do mesmo tema.

Diversas empresas entraram com ações judicial solicitando o ressarcimento dos valores pagos em multas no período de 2012 a 2019. O caso julgado pelo STF diz respeito à ação movida pela Intelbrás. A companhia alegou que desde 2012 a multa deveria ter sido extinta, porque já cumprira o seu objetivo; e que a própria Caixa Econômica Federal encaminhou ofício naquele ano informando o exaurimento da finalidade da contribuição.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, negou provimento e defendeu a manutenção da cobrança. Justificou que a destinação da verba é a preservação do direito social dos trabalhadores, previsto no art. , III, da Constituição Federal. Assim, votou pela constitucionalidade da cobrança e ganhou por maioria (5x4).

“Disso se pode concluir que, a partir de 2004, tais receitas poderão ser parcialmente destinadas a fins diversos, desde que igualmente voltados à preservação dos direitos inerentes ao FGTS, ainda que indiretamente. Portanto, parece evidente que a referida contribuição, para qual o legislador complementar não atribuiu qualquer lapso temporal, permanece legitimamente em vigor”, concluiu o ministro.

HISTÓRICO

O adicional de 10% sobre o FGTS foi criado em 2001 como forma de compensar o trabalhador pelas perdas inflacionárias de anos anteriores. Em 2013 o Congresso aprovou a extinção da multa. Mas a então presidente Dilma Rousseff vetou o dispositivo legal justificando que os rendimentos eram usados no financiamento de programas sociais. Desde então, a constitucionalidade da cobrança vem sendo discutida.

O valor era cobrado do empregador e repassado à União até 12 de novembro de 2019, quando foi editada a MP 889, extinguindo a cobrança. Posteriormente a MP foi convertida na Lei 13.932/19.

  • Sobre o autorFoco em demandas envolvendo a reestruturação de passivos.
  • Publicações155
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações326
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/multa-de-10-sobre-fgts-e-constitucional-diz-o-stf/916769425

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Grata pela matéria esclarecedora!
Duas dúvidas: no caso de um contrato de trabalho extinto em jan/2019, com decisão transitada em julgado em agosto/2020, em que foi determinado o recolhimento da multa de 40% do FGTS, a empresa terá que recolher os 10% também?
Em outra hipótese, a empresa rescindiu o contrato de trabalho em jan/2019 e não fez o pagamento da multa de 40%, vindo a fazer o recolhimento em maio/2020, deveria recolher os 10% também?
Obrigada! continuar lendo